Música
- Introdução à Música da Índia, por Franklin
Pereira Sábado, 6 Fevereiro, 18H-20H Ao longo dos séculos, a música do continente
indiano evoluiu em ambientes de templos e de “escolas”, sejam estas de
cariz erudito ou popular. Na música de tradição erudita, encontra-se o
termo “raga” para distinguir as diferentes escalas e estruturas
sonoras. Basicamente, um raga tem uma escala musical e um modo peculiar
de organizar as notas, integrando também uma localização no ciclo do dia
ou sazonal, e elementos emocionais. Nº de participantes: de 4 a 8
Biografia ------------------ - O Som no Drama: Exercícios de
Sonoplastia e Dramaturgia, por João Martins 13 e 14 de Fevereiro: 10h-13h / 15h-18h 21 de Fevereiro: 15h-18h 28 de Fevereiro: 10h-13h / 15h-18h Este workshop pretende ser uma forma
introdutória, elementar e bastante prática de abordar questões
recorrentes em qualquer exercício de sonorização. Dirige-se a todos os interessados na
problemática do som e do seu significado e impacto em contextos
narrativos e/ou dramático, sejam músicos, técnicos de som, performers
(teatro, dança, etc), criadores (encenadores, escritores, etc),
estudantes em qualquer uma destas áreas, ou simples curiosos. Nota:
as questões abordadas no workshop têm aplicação prática não só em
objectos artísticos (peças de teatro, dança, performance, vídeo, cinema,
“sound art”, etc), mas também em objectos de consumo (publicidade,
aplicações multimédia, video-jogos, etc). Duração: 15 horas, em 5
sessões de 3 horas Biografia Informações e inscrições: producao@soopa.org
Este workshop inicia-se por uma apresentação visual e sonora - quando
possível - de instrumentos de corda da Índia desde o século XII; depois,
usando pauta indiana e ocidental, passa-se à descodificação de um
trecho musical clássico.
Pré-requisitos: os participantes devem saber ler pauta ocidental
e/ou indiana num grau elementar. Cada participante deve trazer o seu
instrumento de cordas.
Inscrição: 15€ por participante
Franklin Pereira começou a aprender sitar na Índia, em 1981, na cidade
de Poona, com Shreeniwas Keskar; posteriormente, continuou estudos em
1983 e 1985, em Benares, com Raj Bhan Singh e Hemraj Nishad; em 1989 e
2004 voltou a Poona, tendo nesta altura aulas de rudra veena com Hindraj
Divekar. Em 2007 e 2008 regressou à Índia para novas aprendizagens com
Rafeeq Nadaf na cidade de Miraj, e em Poona, com Atul Keskar.
Serão abordadas questões como “Significado do Som e da Música”,
“Convenções e Clichés”, “Gestão do Silêncio” e “Som como Espaço”.
Através da análise e discussão de exemplos práticos, procurar-se-á
fomentar reflexões pessoais e exemplificar várias técnicas, de acordo
com o perfil dos participantes.
A vertente prática do workshop assume particular importância, definindo
a sua própria estrutura temporal: após as primeiras sessões de
exposição, análise, reflexão e pequenos exercícios técnicos, será
proposto um exercício prático para ser realizado de forma autónoma por
cada participante num período de 2 ou 3 semanas. A meio desse exercício,
será organizada uma sessão para que cada participante possa fazer um
ponto de situação do seu exercício e esclarecer quaisquer questões
(teóricas ou práticas, conceptuais ou técnicas).
A apresentação final dos exercícios será o mote para uma reflexão
conjunta global.
Os formandos deverão trazer o seu próprio equipamento (computador
portátil e equipamento de gravação, se o tiverem).
Nº de participantes: mínimo 4, máximo 10.
João Martins nasceu em 1977.
Estudou Música, Arquitectura e
Design. Colabora com o Visões Úteis (companhia profissional de teatro do
Porto) desde 1998, como músico e sonoplasta, sendo responsável por
diversas bandas sonoras, assim como pela sonoplastia e pela criação de
paisagens sonoras para peças de teatro e “audiowalks”.
Criou também música para cinema e para instalações multimédia e
desenvolve inúmeros projectos como músico, quer em colectivos, quer a
solo.
Desenvolve paralelamente a actividade de designer e tem
experiência como formador e consultor na área das ferramentas
informáticas e da comunicação.
Mais info: http://joaomartins.