Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
3 février 2010

Música

- Introdução à Música da Índia, por Franklin Pereira

  Sábado, 6 Fevereiro, 18H-20H

Ao longo dos séculos, a música do continente indiano evoluiu em ambientes de templos e de “escolas”, sejam estas de cariz erudito ou popular.

Na música de tradição erudita, encontra-se o termo “raga” para distinguir as diferentes escalas e estruturas sonoras. Basicamente, um raga tem uma escala musical e um modo peculiar de organizar as notas, integrando também uma localização no ciclo do dia ou sazonal, e elementos emocionais.
Este workshop inicia-se por uma apresentação visual e sonora - quando possível - de instrumentos de corda da Índia desde o século XII; depois, usando pauta indiana e ocidental, passa-se à descodificação de um trecho musical clássico.

Nº de participantes: de 4 a 8
Pré-requisitos: os participantes devem saber ler pauta ocidental e/ou indiana num grau elementar. Cada participante deve trazer o seu instrumento de cordas.
Inscrição: 15€ por participante

Biografia
Franklin Pereira começou a aprender sitar na Índia, em 1981, na cidade de Poona, com Shreeniwas Keskar; posteriormente, continuou estudos em 1983 e 1985, em Benares, com Raj Bhan Singh e Hemraj Nishad; em 1989 e 2004 voltou a Poona, tendo nesta altura aulas de rudra veena com Hindraj Divekar. Em 2007 e 2008 regressou à Índia para novas aprendizagens com Rafeeq Nadaf na cidade de Miraj, e em Poona, com Atul Keskar.

------------------

- O Som no Drama: Exercícios de Sonoplastia e Dramaturgia, por João Martins

  13 e 14 de Fevereiro: 10h-13h / 15h-18h

  21 de Fevereiro: 15h-18h

  28 de Fevereiro: 10h-13h / 15h-18h

Este workshop pretende ser uma forma introdutória, elementar e bastante prática de abordar questões recorrentes em qualquer exercício de sonorização.

Dirige-se a todos os interessados na problemática do som e do seu significado e impacto em contextos narrativos e/ou dramático, sejam músicos, técnicos de som, performers (teatro, dança, etc), criadores (encenadores, escritores, etc), estudantes em qualquer uma destas áreas, ou simples curiosos.
Serão abordadas questões como “Significado do Som e da Música”, “Convenções e Clichés”, “Gestão do Silêncio” e “Som como Espaço”. Através da análise e discussão de exemplos práticos, procurar-se-á fomentar reflexões pessoais e exemplificar várias técnicas, de acordo com o perfil dos participantes.
A vertente prática do workshop assume particular importância, definindo a sua própria estrutura temporal: após as primeiras sessões de exposição, análise, reflexão e pequenos exercícios técnicos, será proposto um exercício prático para ser realizado de forma autónoma por cada participante num período de 2 ou 3 semanas. A meio desse exercício, será organizada uma sessão para que cada participante possa fazer um ponto de situação do seu exercício e esclarecer quaisquer questões (teóricas ou práticas, conceptuais ou técnicas).
A apresentação final dos exercícios será o mote para uma reflexão conjunta global.

Nota: as questões abordadas no workshop têm aplicação prática não só em objectos artísticos (peças de teatro, dança, performance, vídeo, cinema, “sound art”, etc), mas também em objectos de consumo (publicidade, aplicações multimédia, video-jogos, etc).
Os formandos deverão trazer o seu próprio equipamento (computador portátil e equipamento de gravação, se o tiverem).

Duração: 15 horas, em 5 sessões de 3 horas
Nº de participantes: mínimo 4, máximo 10.

Biografia
João Martins nasceu em 1977.
Estudou Música, Arquitectura e Design. Colabora com o Visões Úteis (companhia profissional de teatro do Porto) desde 1998, como músico e sonoplasta, sendo responsável por diversas bandas sonoras, assim como pela sonoplastia e pela criação de paisagens sonoras para peças de teatro e “audiowalks”.
Criou também música para cinema e para instalações multimédia e desenvolve inúmeros projectos como músico, quer em colectivos, quer a solo.
Desenvolve paralelamente a actividade de designer e tem experiência como formador e consultor na área das ferramentas informáticas e da comunicação.
Mais info: http://joaomartins.entropiadesign.org/

 

 

Informações e inscrições: producao@soopa.org / http://www.maushabitos.com/

 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité