Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
4 février 2010

Lançamento Livro de Manuela de Azevedo_Lisboa

Autógrafos a  9 de   Fevereiro

 

Livro   de Manuela de Azevedo

 

na   Fundação Mário Soares

 

 

 

“Memória de uma   Mulher de Letras” é o título do livro de Manuela de Azevedo, que o Museu   Nacional da Imprensa lança na Fundação Mário Soares, na próxima 3ª feira, dia   9, pelas 18 horas.

 

Manuela de   Azevedo, hoje com 98 anos, foi jornalista durante 70. O seu interesse pelo   jornalismo despertou com o jornal “O Século”, onde o seu pai era   correspondente. Mais tarde lança um livro de poemas intitulado “Claridade”,   com prefácio de Aquilino Ribeiro, e entra depois para o mundo do jornalismo,   no Jornal “República”. Esteve vários anos no “Diário de Lisboa”, onde rubricou   dezenas de reportagens, e terminou a sua carreira profissional no “Diário de   Notícias”, destacando-se na reportagem e na crítica teatral.  

 

Para além do   trabalho como jornalista, Manuela de Azevedo escreveu e publicou dezenas de   livros, de poesia, contos, novelas, ensaios, biografias, crónicas, romance e   peças de teatro. No local, estará patente uma exposição com as obras da   autora.

 

Em Dezembro,   durante a apresentação feita no Museu Nacional da Imprensa, com a presença do   ministro Jorge Lacão, Manuela de Azevedo anunciou a preparação de mais duas   obras novas.

 

Neste livro de   memórias, Manuela Azevedo recorda episódios do tempo da censura, quando os   seus textos passavam pelo lápis azul, como a peça de teatro “A Dona de Casa”,   escrita em conjunto com José Ribeiro dos Santos e que foi censurada, no ensaio   geral. Antes, um texto sobre a eutanásia também foi sujeito ao “proibido” do   regime de Salazar. A autora recorda Humberto Delgado, Henrique Galvão, o   ex-rei Humberto de Itália e muitas outras figuras do século   XX.

 

O livro é   prefaciado pelo director do Museu, Luís Humberto Marcos, tem 230 páginas e   está dividido em cinco capítulos: “Nascimento e Infância”, “No país da   Juventude”, “À La minute”, “Ossos do Ofício” e “Para um Mundo Melhor”. 

 

Mário Soares   presidirá ao lançamento, seguindo-se-lhe uma sessão de   autógrafos.

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité