Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
11 février 2010

Braço de Ferro / Lançamento de "A Economia do Artista" / Sexta, 12 Fevereiro

BFlan_amentoIMG


Braço de Ferro

Lançamento de "A Economia do Artista"

Sexta, 12 de Fevereiro, 2010

Parte 1: em frente ao Banco de Portugal, Avenida dos Aliados, Porto, 11:00

Parte 2: Passos Manuel, Porto, 22:00

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

BF13

A Economia do Artista

Editado por:

Isabel Carvalho

Lígia Paz

Pedro Nora

Com contribuições de:

Brendan Byrne

Clare Thornton

David Riff

Debra Savage

Dmitri Vilensky

Esther Leslie

Frederikke Hansen

Isabel Carvalho

João Alves Marrucho

João Sousa Cardoso

João Teixeira Lopes

Jorge Louraço

Katharina Schlieben

Kirsten Forkert

Lígia Paz

Marina Vishmidt

Mário Moura

Mark Hutchinson

Marta Bernardes

Paul Buck

Sønke Gau

Vitor Silva

W.A.G.E.

2010 / 16 x 22.5 cm / 408 p. / p/b / Pt / Eng

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

“Para a consciência moderna, o artista (substituindo o santo) é o sofredor exemplar. E entre os artistas, o escritor, o homem da palavra, é a pessoa a quem olhamos como sendo o que melhor é capaz de expressar o seu sofrimento. [...] Como homem, ele sofre; como escritor transforma o seu sofrimento em arte. O escritor é o homem que descobre o uso do sofrimento na economia da arte – como os santos descobriram a utilidade e necessidade do sofrimento na economia da salvação.”

Susan Sontag – “The artist as an exemplary sufferer”, Against Interpretation (Londres: Vintage, 1994 [ed. original, Nova Iorque: Farrar Straus & Giroux, 1966]).

Os textos reunidos em A “Economia do Artista” propõem análises críticas às políticas culturais, às instituições e à própria estrutura de pensamento dos intervenientes culturais em cujo centro se encontra o artista. A forma de questionar a precariedade que subsiste no meio artístico é aqui apresentada por vezes como uma acção individual, por outras como o resultado de uma consciencialização colectiva de carácter associativo. As vinte contribuições apresentadas tomaram a forma de ensaio, de entrevista, de reflexão, de episódio biográfico – sem qualquer tipo de hierarquização entre os diferentes formatos por parte dos editores – são propostas de reflexão que procuram contribuir para o debate público. Têm a vantagem de permitir uma análise diversificada e heterogénea da complexidade das relações entre arte e economia, que podemos constatar serem comuns a Portugal, EUA, Rússia, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, etc., espelhando, somos levados a crer, uma realidade global.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

www.bfeditora.net

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité