Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
16 juin 2010

WORKSHOP "BALÕES DIGITAIS"

01_Bal_es_digitais

OPO’Lab


O projecto OPO’Lab pretende ser a resposta a uma vasta comunidade, - de estudantes a inventores, criadores, - que não usufrui de um espaço que possa utilizar como um laboratório experimental. Um local onde pode testar, errar, aperfeiçoar um qualquer projecto, com uma vantagem que faz toda a diferença: acompanhamento técnico e criativo, e tecnologia avançada ao dispor.

Mas, é mais. O OPO’Lab quer ser também um centro dedicado ao pensamento, já que contará com workshops, conferências e outros eventos de convergência de saberes dos ramos académico, profissional/empresarial e industrial.




Programa


O festejo do dia de S.João é um acontecimento com grande tradição no Porto marcado, entre outras festividades, pelo lançamento popular de balões de papel. Procurando participar de uma forma original nesta acção, o OPO’Lab promove pela primeira vez um Workshop de Balões de S.João, destinado não só a arquitectos, designers e artistas, mas à população em geral. Recorrendo a tecnologias de desenho e fabrico digitais, serão exploradas técnicas adaptadas ao nível de conhecimento dos participantes de modo a poderem criativamente desenhar e montar balões com formas e motivos personalizados. Entre os processos a explorar, contam-se o uso de  programas de CAD como Rhinoceros ou o Sketchup, e de equipamento de corte por CNC. Dando largas à imaginação, pretende-se criar condições para que possam surgir balões com formas e cores inesperadas que serão motivo de curiosidade e de diversão no encerramento do workshop, que acontecerá no próprio dia de S.João com o lançamento público dos vários trabalhos.




Formadores


João Barata Feyo

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura Lusíada do Porto, Co-Fundador da firma Feitex em 1992 Empresa de maquetas de arquitectura, 1993 especialização na empresa C-Tecnick Alemanha e Suíça na ZUND, especialização em CAD-CAM, em 2001 especialização em estereolitografia - prototipagem rápida pela empresa 3DSystems UK, cria a empresa FeyoDesign destinada a prototipagem rápida, primeira em Portugal, 2003 funde a empresa Feitex com a FeyoDesign tendo ultrapassado mais de 460 maquetas, executadas quer para arquitectos nacionais, internacionais e imobiliárias, mais 280 protótipos, para diferentes áreas; industria automóvel, design de produto, joalharia, design de equipamento, design náutico, engenharia inversa, digitalização e controlo de produto. No ano de 2004 tornasse Co-fundador da firma Cubix pioneira na oferta de um produto, associando arquitectura, maquetas, visualização 3D e multimédia. Profissionalmente encontras-se em constante desenvolvimento de novas técnicas e desafios no fabrico digital e conceptual; na área de desenvolvimento de produto e materiais, arquitectura, soluções de construção, prototipagem rápida, CAD CAM, maquetização modelação e digitalização 3D.


Luís de Sousa

Luís de Sousa é mestrado em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto. Paralelamente ao seu percurso académico desenvolve actividade profissional na área da arquitectura desde 2007. Ao longo dos últimos anos foi assistente de José Pedro Sousa e Marta Malé-Alemany em diversos workshops sobre o uso de novas tecnologias de concepção, comunicação e construção em arquitectura, leccionados em inúmeras universidades portuguesas, bem como autor de alguns textos críticos sobre o mesmo tema. Actualmente divide a sua actividade enquanto arquitecto com o projecto MID, entidade que com Luís Fernandes fundou em 2009 e que tem como objectivo a gestão e promoção artística independente.


Materiais e Equipamentos

Todos os materiais necessários à realização deste workshop serão disponibilizados no decorrer do mesmo. O equipamento requerido é um computador portátil no qual será instalado o software necessário à produção digital do balão.

Solicita-se que dia 16 de Junho os participantes compareçam durante o dia nas instalações do OPO'Lab para efectuar a instalação do software nos seus computadores.



Período de Realização - 17, 18, 21, 22 e 23  de JUNHO


Dias 17 e 18 - das 18.00 às 21.00 - Modelação Digital - 6h


Dias 21 e 22 - das 18.00 às 21.00 - Fabricação Digital - 6h


Dia 23 - 18.00 - Lançamento


Duração total

12 horas



Número mínimo de participantes


20




Preço


35 € por pessoa

50 € duas pessoas




Patrocinadores


Porto Vivo, Araújo e Sobrinho e Canson





Inscrições e esclarecimentos


As inscrições devem ser efectuadas em
education@opolab.com e confirmadas com o respectivo pagamento até dia 16 de Junho.


A realização deste workshop está dependente do número mínimo de participantes. No caso de não se atingir o número mínimo de participantes, o valor das inscrições será reembolsado.


A informação completa encontra-se disponível em
www.opolab.com

 

 


OPO'Lab

education@opolab.com

www.opolab.com

 

Rua do Bolhão nº153 1ºandar, 4000-112 Porto

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité