Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
26 septembre 2012

Há 175 anos que Paranhos é Porto!

 

 

Sessão Solene de Comemoração dos 175 anos de Paranhos na Cidade do Porto

Dia 27 de Setembro, a Freguesia de Paranhos comemora o seu 175º Aniversário de Integração na Cidade do Porto.

A Freguesia de Paranhos foi criada em 18 de Julho de 1835. Fazia parte de um vasto território a que se dava o nome de "terras da Maia". Por carta de Lei de 27 de Setembro de 1837 passou a integrar o Concelho do Porto. A Junta de Freguesia de Paranhos decidiu comemorar esta efeméride com um conjunto alargado de iniciativas que têm o seu ponto alto exactamente neste dia. 175 anos de integração na Cidade do Porto são para nós motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Respeitar a cultura e as tradições de um povo é salvaguardar O FUTURO DA MEMÓRIA!

Por ser uma data que se reveste de grande importância, é com o maior prazer que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Dr. Alberto Machado, convida todos os paranhenses a participarem nesta comemoração, que contará com as presenças de Sua Exa. Rvma. D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto,  do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio e em representação do Senhor Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Eng.º Paulo Simões Júlio, estará presente o Exmo. Senhor Dr. Ricardo Carvalho.

A Sessão Solene tem início às 21h30 e decorre no Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos.

 

Jornadas Europeias do Património

Exposição "O Jornal Vida de Paranhos na evolução da Freguesia"

Dia 28, é inaugurada uma interessante e curiosa exposição, em que estarão expostas as  diferentes edições do jornal da nossa Freguesia.

A Exposição "O Jornal Vida de Paranhos na evolução da Freguesia",  cujos exemplares em exposição dar-lhe-ão a conhecer  as notícias que marcaram a vida de Paranhos nas últimas décadas, vai permitir recordar as mudanças que foram sendo introduzidas ao longo dos anos, avivando memórias a uns, e  revelando a outros Paranhos como nunca viram!

A inauguração decorre na Casa da Cultura de Paranhos às 21h00.

 

Jornadas Europeias do Património

Exposição "Arquitecturas e Espaços de Paranhos"

Dia 28, inauguração da exposição "Arquitecturas e Espaços de Paranhos", que revelará imensas curiosidades sobre o passado e o presente desta Freguesia, no que respeita à evolução arquitectónica e planeamento urbanístico.

A inauguração decorre na Casa da Cultura às 21h30.

 

Jornadas Europeias do Património

Conferência "As Águas de Paranhos"

Dia 28, poderá assistir a uma interessante conferência, "As águas  de Paranhos"proferida pelo Dr. Rui Carreira, que concretiza a apresentação de um estudo recentemente desenvolvido, através do qual se exploram, por um lado, as diferentes linhas de água outrora existentes no espaço geográfico da Freguesia de Paranhos e por outro, algumas das intervenções humanas aqui realizadas, com vista a assegurar, com crescente eficácia, o abastecimento de água às populações. Neste contexto, reportamo-nos, designadamente, ao traçado e características da Ribeira da Manga (para outros, a Ribeira da Asprela), com origem nesta freguesia e termo em Leça do Balio, assim como fazemos referência ao Manancial de Paranhos (em Arca d’Água) e ao processo, mais tardio, de abastecimento público de água canalizada. 

A conferência decorre na Casa da Cultura e tem início às 22h00.

 

Jornadas Europeias do Património

Do Campo Lindo a António Cândido: a cidade abrindo-se à modernidade

Dia 28, não perca a  visita guiada entre a Capela do  Encontro, no Largo do Campo Lindo, e a Rua António Cândido. Ao longo do percurso, a Arquitecta da Câmara Municipal do Porto, Domingas Vasconcelos, vai despertar olhares para as mudanças marcantes entre o passado e a modernidade, que pautam a arquitectura entre esses lugares.

A visita realiza-se, às 15h00, com partida da Capela do Encontro.

 

Jornadas Europeias do Património

Os lugares e os monumentos de Paranhos

"Os lugares e os monumentos de Paranhos", é o tema que servirá de mote para a conferência proferida pelo Prof. Doutor José Manuel Tedim, no dia 29 de Setembro, que terá como finalidade dar a conhecer lugares e monumentos emblemáticos de Paranhos, muitas vezes escondidos pelo tempo, mas que fizeram e continuam a fazer história e que, por isso mesmo, constituem a identidade da nossa Freguesia.

A conferência decorre na Casa da Cultura e tem início às 21h30.

 

Jornadas Europeias do Património

"A cidade conquista o campo"

Dia 29, sábado, a visita guiada com o tema "A cidade conquista o campo", vai levar os participantes por ruas, caminhos e vielas cheios de histórias por descobrir, particularidades que a muitos passam despercebidas. A visita revelará as mudanças que a modernidade e o crescimento da cidade impuseram à ruralidade que caracterizou esta zona da cidade até hà poucos anos. A visita será conduzida pelo Arq.º Luís Aguiar Branco, colaborador da C.M.Porto.

O ponto de encontro é no cruzamento da Rua de Contumil/Av. Fernão de Magalhães (Estação  de serviço), às 15h00.

 

Jornadas Europeias do Património

Da Avenida dos Combatentes ao Bloco de Costa Cabral: uma viagem na primeira metade do século XX

Com ponto de encontro marcado na Quinta dos Cepêdas, na Avenida dos Combatentes (frente ao n.º 157), no dia 01 de outubro, o Arquitecto Francisco Sousa Rio, da Câmara Municipal do Porto, acompanhará todos os interessados, numa original visita por estas artérias da Freguesia, revelando curiosidades que passam despercebidas no dia-a-dia, mesmo aos mais atentos.

A visita realiza-se às 15h00.

 

XII Desfolhada à Moda Antiga 2012

O Rancho Folclórico de Paranhos, com a colaboração da J.F. Paranhos, organiza a XII Desfolhada à Moda Antiga, com o propósito de manter vivas as tradições culturais, características de Paranhos de outros tempos. Participe na tradicional desfolhada,  onde não vai faltar a alegria, a música,bom vinho e petiscos, que sempre marcaram presença nesta tarefa agrícola.

A Desfolhada realiza-se dia 29 de Setembro, na Quinta de São Romão (em frente à Igreja da Areosa), às 21h30.

Entrada livre.

 

 

 

 

Publicité
Commentaires
C
Boa tarde,<br /> <br /> <br /> <br /> Por acaso sabe-me dizer por alto a história da fábrica que se encontra dentro do quarteirão entre a rua Silva Porto e o Centro de Apoio Militar em Paranhos? gostava de ter informações como nome, tipo de industria, tempo de funcionamento,etc,a fim de desenvolver um trabalho sobre a habitação do Porto, e em específico esta zona. <br /> <br /> <br /> <br /> Obrigada pela atenção, <br /> <br /> Cláudia Fernandes
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité