cinemas Medeia Porto, programação 17 a 23 Janeiro
Foi a grande surpresa cinematográfica de 2007. O filme 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS, do cineasta romeno Cristian Mungiu, venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes (e ainda o Prémio da Crítica) e os Prémios de Melhor Filme e Melhor Realizador nos European Film Awards, foi nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para os Globos de Ouro e sê-lo-á certamente para os Óscares, entre vários outros galardões recebidos. Estreia esta semana,
nos cinemas Cidade do Porto.
Agora no Cidade do Porto, e em exclusivo, o novo de Manoel de Oliveira CRISTÓVÃO COLOMBO – O ENIGMA, («talvez nunca tenhamos tido como neste filme o privilégio de o conhecer tão bem», JA, JN); aí continuam em cartaz: O SONHO DE CASSANDRA, de Woody Allen («uma espécie de drama camuflado de comédia negra sobre a condição humana », TA, Visão); JOGOS DE PODER, de Mike Nichols, (a história recente americana, numa obra que nos ajuda a perceber melhor o nosso tempo). Em última semana, agora no Campo Alegre, CALL GIRL, de António-Pedro Vasconcelos («um filme que capta, como nenhum outro desde o 25 de Abril, o "espírito do tempo" que se vive em Portugal», EB, DN).
Medeia
Filmes_Porto
programação 17
a 23
Janeiro
Cinemas Cidade do Porto
parque
grátis, todos os dias, a partir das 20h
estreia
4 MESES, 3 SEMANAS E 2
DIAS > de Cristian Mungiu
sessões às 14h_16h30_19h10_21h40
agora neste cinema
CRISTÓVÃO COLOMBO - O ENIGMA > de Manoel de Oliveira
sessões às 13h50_15h40_17h30_19h40_21h30
{em
exclusivo, neste cinema}
continuam
O
SONHO DE CASSANDRA > de Woody Allen
sessões
às 14h30_17h_19h30_22h
JOGOS DE PODER > de Mike
Nichols
sessões às 14h20_16h50_19h20_21h50
Teatro do Campo Alegre
agora neste cinema
CALL
GIRL > de António
Pedro Vasconcelos
sessões às 18h30_22h
4 MESES, 3 SEMANAS E 2
DIAS / 4 LUNI, 3 SAPTAMANI SI
2 ZILE > Cristian Mungiu com Anamaria Marinca,
Laura Vasiliu Cannes 2007 > Palma de Ouro
(Melhor Filme) | Prémio da Crítica FIPRESCI Prémios Europeus do Cinema >
Melhor Filme | Melhor Realizador Uma
obra-prima do primeiro ao último plano, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias divide
sua estratégia narrativa com outro longa excepcional realizado na Romênia
recentemente, A Morte do Sr. Lazarescu, contando sua história através da
observação metódica das ações de seus personagens e permitindo que estas
conduzam nosso olhar e nossa percepção sobre o que está
acontecendo. Também
dividindo com Lazarescu o belíssimo trabalho do diretor de fotografia Oleg Mutu,
o longa de Cristian Mungiu acompanha duas jovens estudantes romenas enquanto
estas tentam realizar um aborto com o auxílio de um homem com estranhas
motivações – e a longa seqüência ambientada num quarto de hotel e que envolve
basicamente um monólogo do ótimo Vlad Ivanov enquanto este busca racionalizar a
situação para as confusas garotas é absurdamente assustadora por revelar um
canalha determinado a explorar a vulnerabilidade, a imaturidade e a inocência de
suas vítimas. (5
estrelas em 5) Pablo
Villaça, cinemaemcena CRISTÓVÃO
COLOMBO - O ENIGMA > Manoel de Oliveira Festival
de Veneza > Medalha de Ouro Festivais
de Toronto, São Paulo Uma
extraordinária obra de cinema, de um grande cineasta, dos maiores. Aqui e em
qualquer parte. Rodrigues
da Silva, JL Isabel
de Oliveira e Manoel de Oliveira — o cineasta e sua mulher assumem as
personagens principais (um casal que investiga a possibilidade de Cristóvão
Colombo ter nascido em território português, na vila alentejana de Cuba),
conferindo a Cristóvão Colombo - O Enigma a aura de um filme de sedutora
ambiguidade. Por um lado, trata-se de revisitar as memórias vagas da história
para nelas celebrar a certeza de uma identidade (portuguesa) e a utopia de um
futuro; por outro lado, a dimensão quase intimista do labor da realização
remete-nos para uma ideia de cinema como pura reportagem do ser, dos seus rostos
e também das suas máscaras. Para além das diferenças entre os seus filmes,
Oliveira continua a ser, por isso mesmo, um experimentador nato, alguém
que vê o cinema como um jogo interminável com o real e as suas aparências, o
desejo, as suas imagens e os seus silêncios. João
Lopes A
cultura portuguesa seria decerto bem mais pobre sem Manoel de Oliveira. E
talvez nunca tenhamos tido como neste filme o privilégio de o conhecer tão
bem. João
Antunes, JN Repare-se
nas sequências em que o próprio Oliveira e a sua esposa, Maria Isabel, decidem
representar Manuel Luciano e Sílvia. [...] Esses momentos inventam um casal
inseparável dentro e fora da ficção. Moldam uma espécie de auto-retrato
desconstruído do próprio cineasta, perturbador e apaixonante como raros o foram
na história do cinema. Grande
filme. Francisco
Ferreira, Expresso
**** O
que há de mais caro ao filme é a idéia de que não importa em que momento
estamos, nunca podemos deixar de nos relacionar com tudo o que nos precedeu,
porque tudo isto vive em marcas materiais no nosso entorno. Nos belíssimos
planos da Nova Iorque contemporânea, pós-11 de Setembro, temos nos arranha-céus
espelhados monumentos da mesma monta das estátuas com que convivem lado-a-lado e
de outras construções antigas que sobreviveram. Todos testemunhando do mesmo
presente, embora evocando inexoravelmente seu tempo de existência e a sua
trajetória na História. Da mesma forma, a imagem dos personagens ao fim do
filme, já velhos, evoca tudo aquilo que os vimos viverem antes. Uma homenagem
à boa memória, tanto coletiva quanto individual. Tatiana
Monassa, Contracampo O SONHO DE CASSANDRA / CASSANDRA'S
DREAM > Woody Allen Festival
de Veneza > Selecção Oficial Fora de Competição Uma espécie de drama camuflado de
comédia negra sobre a condição humana. Tiago Alves,
Visão Uma peça fundamental para a
compreeensão da obra de Woody Allen. Manuel Cintra Ferreira,
Expresso
com
Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, Manoel de Oliveira, Maria Isabel
Oliveira
com
Ewan McGregor, Colin Farrel, Hayley Atwell
JOGOS DE PODER / CHARLIE WILSON'S
WAR > Mike
Nichols
com
Tom Hanks, Júlia Roberts, Philip Seymour
Hoffman
Jogos
de Poder é, sobretudo, o retorno feliz a um registo de sátira que vive da frieza
com que contempla os bastidores da cena política. Em boa verdade, nada que seja
estranho ao olhar metódico, sagaz e "amoral" de um cineasta como Mike Nichols.
Afinal de contas, ele é o mesmo que dirigiu Escândalos do Candidato/Primary
Colors (1998), comédia em que John Travolta encarnava um "sósia" de Bill
Clinton, tendo também assinado essa fabulosa proeza televisiva que é Anjos na
América (2003), série que evoca os tempos de descoberta da sida, desmontando de
forma muito crítica algumas atitudes da administração
Reagan. A
força deste cinema não está tanto na sua acidez política (suscitando ou não a
nossa simpatia, poderia não passar de um exercício panfletário) como na
espantosa capacidade de, muito para além de qualquer cliché ideológico,
conferir espessura humana às suas personagens. João
Lopes, Diário de Notícias
CALL GIRL
> António Pedro
Vasconcelos
com Soraia Chaves, Nicolau Breiner, Joaquim de Almeida, Ivo
Canelas
O cartaz era excelente, o «trailer» apelativo, mas Call Girl
excede as expectativas. É que o filme mais sensual de todo o cinema português é
muito mais do que isso: é um retrato impiedoso e cínico deste nosso mundo, pondo
o cinema português a falar de pessoas e de situações que sentimos existirem aí,
na cidade, no país. Jorge Leitão Ramos,
Expresso Vasconcelos
e o argumentista Tiago Santos fizeram um filme que capta, como nenhum outro
desde o 25 de Abril, o "espírito do tempo" que se vive em
Portugal. Eurico
de Barros, Diário de Notícias
PRÓXIMAS ESTREIAS
IN THE VALLEY OF ELAH > Paul
Haggis | SWEENEY TODD > Tim Burton | LUST, CAUTION > Ang Lee |
DAQUI P'RÀ FRENTE
> Catarina Ruivo | IMITAÇÃO DA VIDA > Douglas Sirk
LOBOS > José
Nascimento | MADONNAS > Maria Speth | THERE WILL BE BLOOD > P. T.
Anderson
www.medeiafilmes.pt
RESERVA DE BILHETES POR
TELEFONE:
Cinemas Cidade do Porto 22 600 91 64
Teatro do Campo Alegre 22 606
30 00