Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
17 janvier 2008

cinemas Medeia Porto, programação 17 a 23 Janeiro

 Foi a grande surpresa cinematográfica de 2007. O filme 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS, do cineasta romeno Cristian Mungiu, venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes (e ainda o Prémio da Crítica) e os Prémios de Melhor Filme e Melhor Realizador nos European Film Awards, foi nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para os Globos de Ouro e sê-lo-á certamente para os Óscares, entre vários outros galardões recebidos. Estreia esta semana,

nos cinemas Cidade do Porto.

 Agora no Cidade do Porto, e em exclusivo, o novo de Manoel de Oliveira CRISTÓVÃO COLOMBO – O ENIGMA, («talvez nunca tenhamos tido como neste filme o privilégio de o conhecer tão bem», JA, JN); aí continuam em cartaz: O SONHO DE CASSANDRA, de Woody Allenuma espécie de drama camuflado de comédia negra sobre a condição humana », TA, Visão); JOGOS DE PODER, de Mike Nichols, (a história recente americana, numa obra que nos ajuda a perceber melhor o nosso tempo). Em última semana, agora no Campo Alegre,  CALL GIRL, de António-Pedro Vasconcelosum filme que capta, como nenhum outro desde o 25 de Abril, o "espírito do tempo" que se vive em Portugal», EB, DN).


Medeia Filmes_Porto
programação 17 a 23 Janeiro


Cinemas Cidade do Porto
parque grátis, todos os dias, a partir das 20h

estreia

4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS > de Cristian Mungiu
sessões às 14h_16h30_19h10_21h40

 

 

agora neste cinema

CRISTÓVÃO COLOMBO - O ENIGMA > de Manoel de Oliveira

sessões às 13h50_15h40_17h30_19h40_21h30
{em exclusivo, neste cinema}


continuam

O SONHO DE CASSANDRA > de Woody Allen
sessões às 14h30_17h_19h30_22h

 

JOGOS DE PODER > de Mike Nichols
sessões às 14h20_16h50_19h20_21h50


Teatro do Campo Alegre
agora neste cinema

CALL GIRL > de António Pedro Vasconcelos
sessões às 18h30_22h

 


 

4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS / 4 LUNI, 3 SAPTAMANI SI 2 ZILE > Cristian Mungiu

com Anamaria Marinca, Laura Vasiliu

Cannes 2007 > Palma de Ouro (Melhor Filme) | Prémio da Crítica FIPRESCI

Prémios Europeus do Cinema > Melhor Filme | Melhor Realizador

Uma obra-prima do primeiro ao último plano, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias divide sua estratégia narrativa com outro longa excepcional realizado na Romênia recentemente, A Morte do Sr. Lazarescu, contando sua história através da observação metódica das ações de seus personagens e permitindo que estas conduzam nosso olhar e nossa percepção sobre o que está acontecendo.

Também dividindo com Lazarescu o belíssimo trabalho do diretor de fotografia Oleg Mutu, o longa de Cristian Mungiu acompanha duas jovens estudantes romenas enquanto estas tentam realizar um aborto com o auxílio de um homem com estranhas motivações – e a longa seqüência ambientada num quarto de hotel e que envolve basicamente um monólogo do ótimo Vlad Ivanov enquanto este busca racionalizar a situação para as confusas garotas é absurdamente assustadora por revelar um canalha determinado a explorar a vulnerabilidade, a imaturidade e a inocência de suas vítimas.

(5 estrelas em 5)

Pablo Villaça, cinemaemcena

http://www.4months3weeksand2days.com/blog/

CRISTÓVÃO COLOMBO - O ENIGMA > Manoel de Oliveira
com Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, Manoel de Oliveira, Maria Isabel Oliveira

Festival de Veneza > Medalha de Ouro

Festivais de Toronto, São Paulo

Uma extraordinária obra de cinema, de um grande cineasta, dos maiores. Aqui e em qualquer parte.

Rodrigues da Silva, JL

 

Isabel de Oliveira e Manoel de Oliveira — o cineasta e sua mulher assumem as personagens principais (um casal que investiga a possibilidade de Cristóvão Colombo ter nascido em território português, na vila alentejana de Cuba), conferindo a Cristóvão Colombo - O Enigma a aura de um filme de sedutora ambiguidade. Por um lado, trata-se de revisitar as memórias vagas da história para nelas celebrar a certeza de uma identidade (portuguesa) e a utopia de um futuro; por outro lado, a dimensão quase intimista do labor da realização remete-nos para uma ideia de cinema como pura reportagem do ser, dos seus rostos e também das suas máscaras. Para além das diferenças entre os seus filmes, Oliveira continua a ser, por isso mesmo, um experimentador nato, alguém que vê o cinema como um jogo interminável com o real e as suas aparências, o desejo, as suas imagens e os seus silêncios.

João Lopes

 

A cultura portuguesa seria decerto bem mais pobre sem Manoel de Oliveira. E talvez nunca tenhamos tido como neste filme o privilégio de o conhecer tão bem.

João Antunes, JN

 

Repare-se nas sequências em que o próprio Oliveira e a sua esposa, Maria Isabel, decidem representar Manuel Luciano e Sílvia. [...] Esses momentos inventam um casal inseparável dentro e fora da ficção. Moldam uma espécie de auto-retrato desconstruído do próprio cineasta, perturbador e apaixonante como raros o foram na história do cinema.

Grande filme.

Francisco Ferreira, Expresso ****

 

O que há de mais caro ao filme é a idéia de que não importa em que momento estamos, nunca podemos deixar de nos relacionar com tudo o que nos precedeu, porque tudo isto vive em marcas materiais no nosso entorno. Nos belíssimos planos da Nova Iorque contemporânea, pós-11 de Setembro, temos nos arranha-céus espelhados monumentos da mesma monta das estátuas com que convivem lado-a-lado e de outras construções antigas que sobreviveram. Todos testemunhando do mesmo presente, embora evocando inexoravelmente seu tempo de existência e a sua trajetória na História. Da mesma forma, a imagem dos personagens ao fim do filme, já velhos, evoca tudo aquilo que os vimos viverem antes. Uma homenagem à boa memória, tanto coletiva quanto individual.

Tatiana Monassa, Contracampo

O SONHO DE CASSANDRA / CASSANDRA'S DREAM > Woody Allen
com Ewan McGregor, Colin Farrel, Hayley Atwell

Festival de Veneza > Selecção Oficial Fora de Competição

Uma espécie de drama camuflado de comédia negra sobre a condição humana.

Tiago Alves, Visão

Uma peça fundamental para a compreeensão da obra de Woody Allen.

Manuel Cintra Ferreira, Expresso

www.cassandrasdreammovie.com

JOGOS DE PODER / CHARLIE WILSON'S WAR > Mike Nichols
com Tom Hanks, Júlia Roberts, Philip Seymour Hoffman

 

Jogos de Poder é, sobretudo, o retorno feliz a um registo de sátira que vive da frieza com que contempla os bastidores da cena política. Em boa verdade, nada que seja estranho ao olhar metódico, sagaz e "amoral" de um cineasta como Mike Nichols. Afinal de contas, ele é o mesmo que dirigiu Escândalos do Candidato/Primary Colors (1998), comédia em que John Travolta encarnava um "sósia" de Bill Clinton, tendo também assinado essa fabulosa proeza televisiva que é Anjos na América (2003), série que evoca os tempos de descoberta da sida, desmontando de forma muito crítica algumas atitudes da administração Reagan.

A força deste cinema não está tanto na sua acidez política (suscitando ou não a nossa simpatia, poderia não passar de um exercício panfletário) como na espantosa capacidade de, muito para além de qualquer cliché ideológico, conferir espessura humana às suas personagens.

João Lopes, Diário de Notícias

www.charliewilsonswar.net

CALL GIRL > António Pedro Vasconcelos
com Soraia Chaves, Nicolau Breiner, Joaquim de Almeida, Ivo Canelas

O cartaz era excelente, o «trailer» apelativo, mas Call Girl excede as expectativas. É que o filme mais sensual de todo o cinema português é muito mais do que isso: é um retrato impiedoso e cínico deste nosso mundo, pondo o cinema português a falar de pessoas e de situações que sentimos existirem aí, na cidade, no país.

Jorge Leitão Ramos, Expresso

 

Vasconcelos e o argumentista Tiago Santos fizeram um filme que capta, como nenhum outro desde o 25 de Abril, o "espírito do tempo" que se vive em Portugal.

Eurico de Barros, Diário de Notícias

 

www.mgnfilmes.pt/

PRÓXIMAS ESTREIAS
   IN THE VALLEY OF ELAH > Paul Haggis | SWEENEY TODD > Tim Burton | LUST, CAUTION > Ang Lee |
DAQUI P'RÀ FRENTE > Catarina Ruivo | IMITAÇÃO DA VIDA > Douglas Sirk LOBOS > José Nascimento | MADONNAS > Maria Speth | THERE WILL BE BLOOD > P. T. Anderson

www.medeiafilmes.pt

RESERVA DE BILHETES POR TELEFONE:
Cinemas Cidade do Porto 22 600 91 64
Teatro do Campo Alegre 22 606 30 00



Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité