Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
29 juillet 2009

Encerramento do primeiro ciclo de cinema de animação da CdA fora de portas

As próximas sessões encerram o primeiro ciclo de cinema de animação da Casa da Animação fora de portas.

autores | Bill Plympton

data: 30 de Julho 2009
horário: 22h
local: auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Classificação etária: maiores de 14 anos
Versão original, os filmes não têm diálogos

o autor_Bill Plympton

Nasceu e cresceu em Portland, Oregon, mudou-se para Nova Iorque quando terminou o curso de design gráfico na Universidade de Portland State. Começou a sua carreira criando Bandas Desenhadas para publicações como o New York Times, o National Lampoon, a Playboy e a Screw.

Em 1987 foi nomeado para o Óscar com a curta Your Face. Depois de produzir uma série de curtas, algumas das quais difundidad em canais de televisão como a MTV, decide aventurar-se na realização de longas-metragens. Desde 1991, já produziu sete longas, 5 das quais de animação (The Tune, Mondo Plympton, I Married A Strange Person, Mutant Aliens e Hair High).

Em 2005 recebeu outra nomeação para o Óscar com a curta Guard Dog.


os filmes em destaque

>  Hot dog
desenho sobre papel, Estados Unidos, 5’ 50
Neste episódio, o nosso herói junta-se a uma corporação de bombeiros para os ajudar a livrar o mundo de chamas. Mas os resultados não saem conforme planeados.

>  Idiots and angels

Idiots and Angels é uma comédia negra que aborda o conflito de um homem e a sua alma.
Angel, um homem egoísta e moralmente corrupto, acorda um dia com asas nas costas. Procura a todo o custo escondê-las, mas no seu local de culto, o bar de Bart, acabam por aperceber-se dos seus novos e bizarros apêndices, tornando-se objecto de chacota.

Esta sessão conta com o apoio do Fantasporto, festival de cinema que atribuiu à longa Idiots and Angels, o Grande Prémio, na edição de 2009. O filme está distribuído em Portugal pela Cinema Novo.


comentário do autor sobre Idiots and Angels

“A ideia para o filme surgiu-me em 2005, quando visitiva com um aluno o Festival de curtas de Lille, em França, e ele me perguntou qual era o tema do próximo filme. E eu disse, sem reflectir, que seria sobre um anjo que repudiava as suas asas. À medida que fomos discutindo o tema, acabei por me afeiçoar a ele. Nessa mesma noite, no hotel, comecei a explorar as possibilidades dramáticas de um anjo relutante.

Nessa altura, tinha terminado a produção de Hair High, e apesar de achar que era um filme excelente que faria de mim um homem rico, confesso que foi um processo difícil. Por isso decidi que o Idiots and Angels seria o oposto de Hair High.

Enquanto “Hair High” era colorido, brilhante e totalmente animado, o “Idiots” seria monocromático e mais limitado na animação. Enquanto “Hair High” tinha vozes de actores consagrados, o “Idiots” teria apenas música e efeitos sonoros, sem diálogos.

Como o filme não tem diálogos, quis que a musica o preenchesse – quase como numa ópera. O aspecto do filme é muito ao género da Europa de Este – algo como uma obra de Jan Svankmayer, ou David Lynch, caso fizesse animação – muito soturno e surrealista.”



fronteiras | Casa da Animação e ANIMAR

Data: 31 de Julho de 2009
Horário: 22h
local: auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

sessão infantil | Curtas que encantam

Data: 01 Agosto de 2009
Horário: 11h
Local: auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Um conjunto de curtas divertidas e encantadoras que prometem fazer as delícias do público mais jovem e famílias que se atrevam a aventurar!

> Eu quero ser ilustradora, de Ricardo Blanco
> Joana e as Cores, de Nuno Amorim
> Naniik, de Nuno Amorim
> O Elefante, de Nuno Beato
> Sardinha, de Nuno Beato
> Botão, de Nuno Beato
> Chicken wings, de Pauline Kortmann
> As Máquinas de Maria, de Marta Madureira e Pedro Teixeira
> Headgear, de Marie Delmas
> Lost and found, Philip Hunt
> Les Bruitards
> Zoologic, de Nicole Mitchell


destaque | Monstra

Data: 01 de Agosto de 2009
Horário: 22h
Local: auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

O Festival de Animação de Lisboa, MONSTRA, nasceu no ano 2000. O seu objectivo central é o de alargar o âmbito de acção e de intervenção na área do cinema de animação e das artes que lhe estão associadas tanto em Lisboa como em todo o país.

Com o intuito de criar um profundo conhecimento da arte da animação que se realiza um pouco por todo o mundo, convida anualmente uma cinematografia da qual realiza uma ampla retrospectiva. Traz a Lisboa, filmes, autores, teóricos, jornalistas, realizando, com estes, exposições, seminários, encontros e workshops.

Mantém ainda ao longo do ano o programa, A MONSTRA todo o ano, do qual faz parte o programa que se apresenta na Casa da Animação. Em destaque estão filmes de estudantes internacionais que participaram no programa de competição de curtas de estudantes na edição da MONSTRA em Março de 2009.

A MONSTRA é uma iniciativa da TRIAXIS, em parceria com o TEATRO MERIDIONAL e a EGEAC|EM, tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa|Pelouro da Cultura.

> Epílogo, Quaresma
> The Airship Danger
> Dans la Tête
> Journey Out
> The Iron Tower
> Me and my Monster
> Within
> Chaibreak
> The Inner Workings of The Manticore
> Crescendo
> Guichet 27B
> Working Man
> They will Com to Town
> Pit Stop
> Yellow
> In Our Home

Casa da Animação - Associação Cultural
Rua Júlio Dinis, Ed Les Palaces, 208-210 - 4050-318 Porto (Portugal)

<http://www.casa-da-animacao.pt/

 

>
www.casa-da-animacao.pt

 


Blog:http://casa-da-animacao.blogspot.com/

 

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité