Agenda do Porto

Blog (não institucional) de divulgação cultural. Agenda cultural do Porto

11-03-2010

NOTÍCIAS DA SEMANA | Institut franco-portugais

Depois do colóquio internacional “Annemarie Schwarzenbach: Uma viajante pela palavra e pela imagem” que decorreu dias 8 e 9 deste mês com a projecção do documentário de Carole Bonstein, “Une Suisse rebelle: Annemarie Schawarzenbach 1908-1942”, pode ainda visitar a exposição “Auto-retrato do Mundo. Annemarie Schawarzenbach (1908-1942)” que está patente no Museu Colecção Berardo.

 

Entretanto, no Instituto Franco-Português, temos muito para vos propor.

 

TEATRO 

Até sábado dia 13 de Março, ainda está a tempo de vir assistir à peça “Fora de Casa por Agora” pelo Teatro do Vestido. É um trabalho com direcção e criação de Gonçalo Alegria e interpretação e co-criação de Pedro Caeiro e Joana Craveiro. É de Quarta a Sábado às 21h30, no IFP. Bilhetes: 7.5 euros e 5 euros estudantes e profissionais do espectáculo. Para mais informações e reservas é favor contactar: +351 918 388 878; geral@teatrodovestido.org; teatrodovestido.org

 

.

 

EXPOSIÇÕES

1 - Até ao fim da semana pode ainda visitar a exposição “Poinçonner en France” com obras dos artistas joalheiros franceses contemporâneos: Brune Boyer-Pellerej, Frederik Braham, Monika Brugger, Sophie Hanagarth, Florence Lehmann e Benjamin Lignel.

 

2 – Téléthèque, o 3º Encontro Videográfico, deste ano, vai ter lugar nos dias 11, 12 e 13 de Março na Teleteca do IFP. Os artistas deste mês são Sara & André e a conversa, desta vez será com Gonçalo Pena e tem lugar no Estúdio 2 do IFP, às 19h00 de dia 12 de Março.

O vídeo não é o meio usualmente escolhido por Sara & André e em Sem título (Natureza morta) é, na realidade, uma forma de chegar à pintura, pela qual, segundo os próprios, têm vindo a sentir um “crescente interesse”. No plano sequência de dois minutos desfilam reconstituições de composições inspiradas em pinturas de Van Gogh, Courbet, Cézanne, Richter e ainda Leer e Stoskopff (Natureza-Morta com Copos num cesto, 1644) cujo o original por coincidência temos o privilégio de poder ver neste momento na exposição “A perspectiva das coisas, a Natureza Morta na Europa”, na Fundação Calouste Gulbenkian. O virtuosismo da pintura de Stoskopff é difícil de alcançar, mas ainda assim é surpreendente a luz e a cor obtida neste vídeo, devido ao trabalho de encenação e por ter sido filmado em 16mm. O final do filme é protagonizado por Pedro Amaral, em homenagem ao pintor que realiza o que deverá ter sido já desejo de muitos através os séculos: provar um pouco do banquete disposto à sua frente. (...)Catarina Marto

 

Sara & André

Nascidos em Lisboa (1980 e 1979), onde vivem e trabalham, têm formação em, respectivamente, Cenografia na Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa (1999-2005) e Artes Plásticas na ESAD Caldas da Rainha (1999-2005). Expõem regularmente desde 2005. Exposições individuais: Sara & André, 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa 2008; Sara & André’s Foundation, Rosalux, Berlim 2007; Sara & André, PÊSSEGOpráSEMANA, Porto 2007. Projectos Individuais: André & Sara, curadoria de Lourenço Egreja, Smallbox28, Pavilhão 28, Lisboa, 2009; Painting and Other Stories, curadoria de Paco Barragán, Project Room Arte Lisboa, 2008; 31-1-2, R. Das Flores 55, Lisboa, 2008; 1 Obra, 1 Artista, 1 Mês, Escola Superior de Dança, Lisboa, 2006. Residências: ZDB Dezembro de 2008 a Março de 2009; Centro Cultural de Idanha-a-Nova, Maio de 2006. Representados em diversas colecções.

 

Gonçalo Pena (Lisboa, 1967) é licenciado em Belas Artes-Pintura pela ESBAL (1993) e titular do Mestrado em Ciências da Comunicação pela UNL (2001). Entre 1993-2004 distinguiu-se como ilustrador em Jornais, Semanários e Revistas (Independente, o Público, Ler, Livros, Egoísta e outros) - Single Ilustration Award pela Society for News Design em 2001. Foi docente na E.S.A.D. Caldas da Rainha entre 1996 e 2005, de onde saiu para dedicar-se ao seu trabalho como artista plástico. Desde essa data vive e trabalha entre a Alemanha e Portugal. Exposições Individuais: “Salão de Outono”, Galeria Graça Brandão, Lisboa, 2008; Galeria Fúcares - Almagro, Espanha; Galeria Graça Brandão – Porto; “Wi(e)der die Malerei – Rosalux Berlim.

Plataforma Ma http://maplataforma.blogspot.com/

 

maplataforma@gmail.com

 

3 - Já para a semana, com inauguração marcada para dia 16 de Março às 19h00, coincidente com a abertura da Festa da Francofonia 2010, vamos ter uma exposição de fotografias de Christianne Germonprez, intitulada “Um polvo e três choquinhos… e outras coisinhas”. O convite está feito. Apareçam!

 

 

CINEMA 

Fechámos em beleza o Ciclo Primeiros Filmes, propomo-vos agora a descoberta ou re-descoberta da obra cinematográfica da realizadora e actriz, Catherine Corsini. São 3 os filmes que apresentamos durante o mês de Março, nas nossas segundas-feiras de cinema. Começamos, dia 15 de Março às 19h00, com “Mariées mais pas trop” uma comédia de 2003, com Jane Birkin, Émilie Dequenne, Pierre Richard e Clovis Cornillac. Dois dos actores deste elenco estiveram já em Portugal a convite da Festa do Cinema Francês: Jane Birkin e Clovis Cornillac. Lembramos que a entrada é livre e os filmes são legendados em português. Próximas sessões: 22 e 29 de Março.

 

 

FESTA DA FRANCOFONIA 2010

No dia 20 de Março de 2010, festejar-se-ão os 40 anos da Organização Internacional da Francofonia, sob o signo da “Diversidade ao serviço da Paz” e da solidariedade com o povo do Haiti.

Como habitualmente, os países da Francofonia, com representação diplomática em Portugal, unem-se para celebrar em conjunto esta data, em cinema, exposições, leituras e música. Este ano, participam: Bulgária, Canadá, Egipto, França, Grécia, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal, Tunísia e também o Conselho da Europa. Foi editada e está a ser distribuída uma brochura com o programa geral das festas. Pode consultá-lo no sítio do IFP em www-ifp-lisboa.com

 

.

 

 

CAFÉ PHILO

Aproveitamos para vos informar que este mês devido às celebrações da Festa da Francofonia, não vai haver o encontro habitual do Café Philo (que esteve previsto e foi anunciado no nosso programa, para dia 16). Voltaremos ao convívio do Café Philo no próximo mês de Abril, dia 13 às 21h00, com o tema da Violência.

 

 

FUTURÁLIA (http://www.futuralia.fil.pt/futuralia/index.html

 

)

Como é seguramente do conhecimento de todos, decorre de 10 a 13 de Março, nos Pavilhões. 1 e 2 da Feira Internacional de Lisboa - Parque das Nações,  a Futurália, o mais importante evento direccionado para os estudantes, onde se reúnem os diferentes actores do ensino superior português e estrangeiro.

A equipa Campus France/SCAC e a Alliance Française estarão presentes com o stand “Estudar em França” e poderão responder às questões solicitadas pelo público.

 

Para além do stand, duas conferências terão lugar no local com intervenientes de estabelecimentos de ensino franceses:

Dia 10 das 11h00 às 11h30Estudar em França um enfoque sobre as formações em engenharia.

Dia 11 das 13h00 às 13h45Estudar em França um destaque sobre os estudos em Ciências Políticas e nomeadamente o Ciclo ibérico de Sciences Po em Paris.

 

No decorrer do evento Campus France organiza um concurso, aberto a todos os estudantes, cujo primeiro prémio será uma viagem a Paris.

 

Oui, mon cher Dupont, mais ici, dans le Nord du Portugal, nous autres les francophones et les francophiles, nous nous trouvons dans un vrai désert culturel depuis des années, depuis la disparition de l'institut dans une région pleine de gens qui parlent le français. Une fois par an arrivent une petite douzaine de films - pendant une semaine! Et voili! Une librairie? Y a pas. Une bibli? Y a plus. L'enseignement? Une école, du coté de Serralves, seulement pour des mômes. Je me demande s'il existe un lecteur de français dans l'Université de Porto. Je me demande quelle est l'action culturelle du Consulat de France à Porto. Oui, Chessel, oui, Dôle, oui, Benoît, Marianne, Alban... et tous les autres, votre France oublie que le Portugal existe aussi au-delà de Lisbonne!

N. Vilares



Commentaires

Poster un commentaire