Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
6 février 2009

Teatro do Frio

RETALHOS_CONVITE_estreia



Zulmira Aleluia é a voz que fala ao coração. Alfredo é dono da tasca. Tonicha é dona do tacho. Israel tem o jantar no estômago e a fronteira na mão. Vitória envelheceu e continua jovem. Esperança cresceu cedo com um paninho do pó. Glória e Valentim saltam de cá para lá. Alguém asfixia algures mas não morre. O que não mata, cura. Um cão pára a uma esquina. A rádio está no ar!

O Teatro do Frio estreia no próximo dia 7 de Fevereiro, Retalhos, a sua mais recente produção financiada pelo Ministério da Cultura/ Direcção Geral das Artes e dirigida ao grande público, em cena entre os dias 7 e 21 de Fevereiro, de quintas a sábados pelas 21.30h e de segundas a sextas pelas 15h. no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett no Porto.

Retalhos é um espectáculo teatral no qual participam criativos da área do teatro, da música, das artes circenses e plásticas e tem por base histórias de vida associadas ao objecto mala, recolhidas e registadas ao longo de uma pesquisa efectuada pelo Teatro do Frio entre Maio e Outubro de 2008. Durante este período a equipa deslocou-se a diferentes regiões do país, do Minho ao Algarve. Visitámos associações de moradores e desportivas, lares de 3ª idade, casas do povo e centros de dia. Encontrámos relatos de saltos à fronteira, despedidas e reencontros, engenhos para evitar a alfândega, enxovais, funerais de sonhos e de gente. Tomámos essas memórias, fixámo-las em vídeo e em papel. Fizemos delas e da experiência da sua recolha ponto de partida para a criação deste espectáculo.

Retalhos aposta na mescla de técnicas e linguagens artísticas, procurando nessa confrontação a criação de um objecto teatral, com uma forte vertente pluridisciplinar, assente em registos de histórias que nos revelam personagens ancoradas na nossa cultura.

Com uma narrativa simples mas não linear inspirada nos registos recolhidos e dramaturgicamente tratados, Retalhos propõe-nos uma sucessão de quadros que se desenrolam numa lógica de causa/efeito (tal qual as relações da vida concreta de todos nós), explorando num mesmo espaço cénico diferentes escalas de representação (da mais intimista à mais expansiva) tendo como ingredientes essenciais o susto, a surpresa e a poesia e encontra como enquadramento uma forte componente visual e plástica.

No cerne da cena estão as personagens, tal como no cerne da pesquisa estiveram as pessoas e suas vivências, que funcionam como ponte viva entre as diferentes componentes do espectáculo – cenografia, adereços, figurinos, luz e som, e o público.

Retalhos é então um espectáculo sobre memórias, horizontes e malas. Pessoas em trânsito entre o cá e o lá. Malas onde transportam memórias, legados para a construção do futuro. Horizontes aquém e além fronteiras. Um espectáculo sobre o que nos move, o que nos põe em trânsito tanto na estrada como na vida.

Dois actores, um malabarista, um músico e uma estrutura cenográfica em constante recriação apresentam-nos um espectáculo com uma forte componente visual e de manipulação de objectos, em que o movimento se traduz em ritmo e a palavra, essencial, em dinâmica sonora.

Complementando e enriquecendo a apresentação de Retalhos será ainda apresentada uma exposição itinerante criada a partir de material cenográfico, adereços e figurinos gerados durante a pesquisa assim como esboços, desenhos, maquetas, memorandos e até ideias abandonadas relativas à criação do espectáculo.

Ficha técnica e artística

Direcção Artística Catarina Lacerda

Assistência Rosário Costa

Interpretação Gil Mac, Inês Lua, Rodrigo Malvar e Vasco Gomes

Sonoplastia Eduardo Silva e Gil Mac

Cenografia e Adereços Sofia Pereira

Figurinos Susana Guiomar

Desenho de Luz Rui Barbosa

Produção Executiva Marta Lima e Mariana Seixas

Design Gráfico Susana Guiomar

Produção Teatro do Frio

teatro.do.frio@gmail.com

www.teatro-do-frio.blogspot.pt

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité