Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Agenda do Porto
3 août 2009

Efemérides

Durante alguns dias não pude vir aqui publicar alguns eventos futuros.

No entretanto tenho a assinalar duas efemérides que me tocam pessoalmente.

A morte de Dalila Rocha e o 80º aniversário do nascimento de José Afonso.

A ler no Público (edição do 2.08.2009) o que se anuncia como comemorações (tardias, muito tardias) do cantor que transcrevo:

« Começa hoje uma longa homenagem a Zeca Afonso

02.08.2009, Maria João Lopes

A Coimbra, uma das cidades que marcaram a vida e a obra de José Afonso, começa hoje a homenagear o artista, com a colocação de uma placa numa das casas onde viveu. Trata-se de uma iniciativa inserida num programa, organizado pela autarquia, que vai durar dois meses. O vereador da Cultura, Mário Nunes, diz que é "um tributo justo" e que a homenagem já é "tardia".
O projecto Memorial José Afonso (1929-2009) arranca hoje, dia em que Zeca faria 80 anos, e só termina a 3 de Outubro, com espectáculos de música, dança, poesia, exposições e debates. O Grupo Canção de Coimbra, a Companhia de Dança Contemporânea, Luísa Amaro e Mário Laginha são alguns dos participantes. Está também previsto um ciclo de "conversas a meio da tarde", com Manuel Rocha, Rui Pato e José Mário Branco, entre outros convidados.

Hoje vai ser colocada uma placa numa das casas onde Zeca Afonso morou, em Coimbra, num prédio na Avenida Dias da Silva (o artista também viveu na Sé Velha). A seguir, vai ser apresentada uma publicação, intitulada José Afonso: da Boémia Coimbrã à Solidariedade Utópica, com textos de Jorge Cravo. Haverá ainda um apontamento musical, pelo grupo Verdes Anos. À noite, sobe ao palco do Teatro da Cerca de S. Bernardo o espectáculo Tributo a Zeca Afonso, pela Companhia Bengala, às 21h30. "Zeca Afonso tem sido muito esquecido a nível nacional", diz Mário Nunes.
Além de Coimbra, outras cidades vão homenagear Zeca Afonso. O Porto é uma delas, a par de outras do Norte de Portugal e da Galiza. Para isso, foi redigido um Manifesto, subscrito, para já, por cerca de 40 entidades - entre as quais associações culturais como a Associação José Afonso (Núcleo do Norte) e a Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, mas também sindicatos e escolas - que se propõem realizar actividades em torno do músico. Pretendem, até 1 de Agosto de 2010, "celebrar" a vida dos "80 Anos de Zeca".
"Não queremos cantar os parabéns a você ao Zeca hoje, porque faria 80 anos se fosse vivo, isso seria mórbido, mas celebrar o facto de Portugal ter o Zeca há 80 anos", explica Paulo Esperança, dirigente da Associação José Afonso. O programa quer realçar Zeca Afonso, enquanto cidadão e artista, com espectáculos, mas possui também uma vertente pedagógica, com iniciativas "junto de escolas para o público mais novo, através da utilização da música e da poesia do Zeca como instrumento de trabalho", explica. Hoje é inaugurada a banca Zeca Afonso, com materiais alusivos à obra do artista, que ficará no Clube Literário do Porto até 1 de Agosto de 2010.
Em breve será lançado um livro de partituras da obra completa do Zeca, escritas, entre outros, por José Mário Branco »

O mesmo quotidiano ainda tem em linha dois testemunhos sobre Dalila Rocha aqui :

http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain.asp%3Fdt%3D20090802%26page%3D10%26c%3DC

Publicité
Commentaires
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Albums Photos
Publicité